Professores Associados

 

Caio Gomide Otoni

Professor Adjunto A do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lotado na área de materiais poliméricos. Engenheiro de Alimentos por formação (UFV) e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSCar), foi Pesquisador de Pós-Doutorado no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando no Laboratório de Coloides e Superfícies, Pesquisador Visitante na Aalto University (Finlândia) e no United States Department of Agriculture/ARS (EUA), e Pesquisador Colaborador no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) da Embrapa Instrumentação e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Seus principais interesses científicos envolvem biopolímeros e biocoloides, nanoceluloses, materiais sustentáveis, nanocompósitos e nanohíbridos, e embalagens multifuncionais.

Clóvis Augusto Ribeiro

Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Analise Térmica e Métodos Cromatográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: cinética não isotérmica de reações em fase condensada, polímeros supramoleculares e aplicações na área farmacêutica, química ambiental.

Flávia Aparecida Resende Nogueira

Graduada em Biomedicina, com Mestrado em Ciências pela Universidade de Franca, Doutorado em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Farmácia e pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, câmpus Araraquara, Flavia tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação das atividades genotóxica, mutagênica, citotóxica e antiproliferativa de complexos metálicos, extratos de plantas medicinais e biomateriais; sistemas-testes: aberrações cromossômicas, micronúcleos, ensaio cometa, ensaio de mutação gênica reversa com Salmonella typhimurium, ensaios de citotoxicidade; células de mamíferos in vitro. Atualmente é docente e pesquisadora na área de Mutagênese do curso de Pós-Graduação Acadêmico Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal (PPGB-MRQM/ UNIARA) e docente da disciplina de Parasitologia nos cursos de Farmácia, Biomedicina e Medicina, e da disciplina de Microbiologia aplicada à Biotecnologia do PPGB-MRQM da UNIARA.

Marisa Masumi Beppu

Possui graduação em Engenharia Química, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio sanduíche na North Carolina State University (NCSU-EUA). Em 2002 ingressou como docente na Unicamp deixando carreira na iniciativa privada (Du Pont). Em 2006 realizou estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT-EUA) e, em 2009, participou do programa de Mobilidade Docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Realizou miissão acadêmica na Université Laval (Quebec-Canadá, 2009) e na Université Cergy-Pontoise (França, 2014).Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no trabalho com polímeros naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica de macromoléculas, polímeros naturais (quitosana, fibroína de seda e glucomanana), adsorção e processos de separação, biomaterial, calcificação e fosfatos. É bolsista produtividade 1D do CNPq, recebeu os prêmios Zeferino Vaz de destaque acadêmico 2012, Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação e Mérito Científico em 2012 (menções honrosas em 2014 e 2016), Prêmio de Extensão PROEC 2020.

Mônica Rosas da Costa Iemma

Docente no Programa de Pós Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal da Universidade de Araraquara, responsável pelas disciplinas Biologia Celular e Biologia Molecular e Seminários Gerais. Coordenadora do LECER (Laboratório de Ensaios Celulares e Engenharia Regenerativa) e do Programa de Divulgação Científica BiotechNews . Orienta alunos de Mestrado e Iniciação Científica na produção de fatores osteoindutores recombinantes humano, em sistemas procariotos, utilizados na funcionalização e celularização de biomateriais, em estudos da reparação do sistema musculoesquelético. Trabalha com ensaios celulares para avaliação citotóxica de biomateriais e de moléculas alvo com atividade anti tumoral e anti bacteriana. Graduada em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade de Educação Física de São Carlos; Mestre em Ciências Fisiológicas pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas -PPG-DCF /UFSCar -bolsista CAPES (1997) . Doutora em Ciências pelo PPG-DCF /UFSCar, bolsista FAPESP (2002), com Doutorado sanduíche na School of Medicine, Department of Physiology na Temple University, Filadélfia, Pensilvania. Pós doutoramento com bolsa FAPESP (2004-2007 ) e CNPQ (2008-2009) no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular no Departamento de Engenharia Química da UFSCar . Pós Doutorado com bolsa CNPQ-INCT/INBEQMedi (2010-2013) no Laboratório de Bioquímica Estrutural e Funcional do Departamento de Química da UFSCar.

Rosana Maria Nascimento de Assunção

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Química (1995) e doutorado em Ciências, área de concentração Físico-química, pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal de Uberlândia lotada no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP, campus Pontal. É professora credenciada nos programas de pós-graduação em Química e Biocombustíveis da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Físico-química, com enfase na área de materiais lignocelulósicos, desenvolvendo projetos relacionados a modificação química de polímeros obtidos de fontes lignocelulósicas e polímeros sintéticos visando o desenvolvimento de materiais para várias aplicações como filmes/membranas poliméricas, matrizes para liberação controlada de espécies bioativas e suporte/catalisadores para produção de esteres metílicos. Atua também na caracterização físico-química de polímeros. 

Sandra Andrea Cruz

Possui Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Departamento de Química na área de Físico-Química. Também atuou como docente na UFABC. Tem experiência na área de polímeros e suas aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem, resíduo pós-consumo, filmes finos, plasma e degradação.