BioSmart3.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Av. Jorge Fernandes de Mattos, 311, box 4 Araraquara - SP, 14808-162

Incubadora Municipal de Araraquara

 

biosmartnano@biosmartnano.com

© Todos Direitos Reservados

Equipe

Pesquisadores Associados
 

Cada pesquisador associado é responsável pela coordenação de uma área de pesquisa cujo objetivo final é o desenvolvimento de produtos biotecnológicos nas áreas de biocurativos, biosensores obtidos por impressão, ácido hialurônico e redução da virulência da salmonela via controle biológico.

 

Equipe Associada

Dr. Diógenes dos Santos Dias

Possui graduação em química (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1985) mestrado e doutorado em Química (Araraquara) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005 e 2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Térmica, torrefação e peletização em biomassa, produção e caracterização de filmes comestíveis.

Sua experiência permitiu coordenar o desenvolvimento de filmes poliméricos obtidos por meio de resíduos industriais, para futuras aplicações em embalagens biodegradáveis, snacks para pets, dentre outros. Este produto foi desenvolvido na BioSmart com o apoio da FAPESP, através do programa PIPE (fase I), concluído em 2018.

Dr. Deivy Wilson Masso

Doutor em Química pela Universitat autònoma de Barcelona (2013), e  Pós-Doutorado pela Universidade de Sao Paulo (USP), sendo químico de formação.

 

Apresenta experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica e Ciências dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Materiais nanoestruturados, sistemas analíticos avançados, línguas eletrônicas, biossensores vestíveis, detecção de bactérias, construção de eletrodos impressos em substratos flexíveis, determinação de metais de transição, eletrodo seletivo de íons e métodos de determinação em fluxos (FIA, SIA).

Atualmente coordena projeto PIPE/FAPESP, fase I, no desenvolvimento inovador de biosensores obtidos por impressão junto a empresa BioSmart Nanotechnology LTDA.

Morgana Regina Mendonça de Oliveira

Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara (2014). Mestre em Ciências Odontológicas (2017) pela Unesp Araraquara. 

 

Alguns projetos desenvolvidos junto a empresas agregaram grande experiência empreendedora, dentre os quais destacam-se: estágio de Iniciação Cientifica com bolsa  RHAE/CNPQ, junto a empresa DMC Equipamentos. Participou do programa Canadense Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), no qual realizou mestrado sanduiche pela universidade Trent University - Canadá, ON com ênfase em desenvolvimento de biomateriais e análises químicas. Realizou estágio de pesquisa na University of Oklahoma para o desenvolvimento do projeto com ênfase em análises de bioluminescência e terapia fotodinâmica sobre efeito antimicrobiano, no departamento de materiais dentários. 

Este perfil empreendedor desenvolvido ao longo dos anos possibilitou  que atuasse como coordenadora do projeto  PIPE/ FAPESP de inovação para produção de ácido hialurônico desenvolvido pela empresa BioSmart, sendo a fase I concluída em 2018 e a fase II em andamento.

Dra. Vânia Santos Braz

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Realizou cinco estágios de Pós-doutorado dois com bolsa FAPESP ambos ICB-USP, um utilizando a bolsa RHAE/CNPQ vinculado a Empresa Proteobrás e dois utilizando bolsa PNPD-CAPES na FCFRP-USP e FCFAr-UNESP. Apresenta excelente experiência acadêmica na área de Microbiologia, com ênfase em Genética de Microrganismos e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Bactérias Gram-negativas não patogênicas e patogênicas, regulação e expressão gênica, fatores de transcrição, estresse oxidativo, estresse à metais, mutagênese e reparo bacteriano, isolados bacterianos ambientais, genes envolvidos na degradação de herbicidas, resistência à antimicrobianos e quorum-sensing/ sinalização química. Adicionalmente, atuou na Empresa Proteobrás na Techno Park em Campinas, em pesquisas biotecnológicas, desenvolvendo projetos de expressão e purificação de proteínas recombinantes de interesse sócio-econômico. Toda essa trajetória profissional possibilitou a conquista da coordenação do projeto PIPE-FAPESP (fase 1) como Pesquisadora Associada da empresa BioSmart Nanotechnology LTDA. Neste projeto estamos desenvolvendo estratégias para administração de compostos antivirulência, atuando como um agente preventivo às infecções causadas por bactérias patogênicas, principalmente no controle de Salmonella em animais de criação. A estratégia do uso destes compostos funciona desarmando o patógeno e inibindo os seus fatores de virulência tornando-o mais susceptível a ação do sistema imunológico do hospedeiro.

Please reload